Venezuelanos fazem maior protesto da oposição em 2 anos e pedem eleições livres
Ato liderado por María Corina Machado ocorre no dia em que os EUA elogiam a negociação entre governo interino e Assembleia de 2015.

Resumo
- Milhares de venezuelanos protestaram em várias cidades por eleições livres, no primeiro ato nacional da oposição em quase dois anos.
- Governistas fizeram marcha paralela em Caracas, com o ministro Diosdado Cabello na TV estatal.
- O Departamento de Estado dos EUA elogiou a 3ª rodada de negociação política e o Tesouro tirou a Venezuela de uma lista de restrições a investimentos.
Milhares de venezuelanos foram às ruas nesta quinta-feira (22) para exigir eleições livres, no primeiro protesto da oposição em escala nacional em quase dois anos. A convocação partiu do movimento Vente Venezuela, da líder opositora María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz. Houve manifestações em Caracas e também em Valência, Maracay, San Cristóbal e Maracaibo.
A mobilização acontece num país que vive uma transição sem calendário definido. Desde janeiro, quando forças americanas capturaram o ex-presidente Nicolás Maduro, a Venezuela é chefiada interinamente por Delcy Rodríguez, e os Estados Unidos trabalham em estreita colaboração com o governo dela. O presidente americano, Donald Trump, e a própria Delcy dizem que haverá eleições, mas nenhum dos dois fixou data para a votação legislativa nem para a presidencial.
O que pedem os manifestantes
Machado defende que as urnas sejam abertas antes de julho de 2027. Os participantes também cobraram a libertação de pessoas que, segundo a oposição, continuam presas por motivos políticos. A organização de direitos humanos Foro Penal, que representa opositores e outros detidos, contabiliza mais de 320 presos políticos no país, mesmo depois das solturas feitas ao longo do ano com base numa lei de anistia aprovada pelo Legislativo. O governo nega que mantenha presos por razões políticas e afirma que a anistia foi generosa.
Em Maracay, no estado de Aragua, a estudante de cosmetologia Leosmary Hernández, de 18 anos, disse que o ato a deixou esperançosa. Ela afirmou ter enfrentado “tantas coisas ruins” nos últimos anos, entre elas problemas com o dólar e dificuldades para estudar, e contou ter “grandes expectativas” para o país.
Marcha governista em paralelo
O Partido Socialista Unido da Venezuela, no poder desde 1999, convocou os simpatizantes para uma marcha própria, que saiu da Plaza Venezuela, no centro de Caracas, rumo a um ponto próximo ao palácio presidencial. A marcha foi justificada pela campanha de prevenção ao câncer de mama. Diosdado Cabello, ministro do Interior, conhecido pela proximidade com os órgãos de segurança, apareceu na TV estatal acompanhando o desfile. Os opositores deslocaram o ato para um local vizinho.
O chavismo já enviou forças de segurança contra manifestações de oposição em outras ocasiões, quando os protestos denunciavam repressão política, inflação alta e piora dos serviços públicos.
EUA elogiam negociação que deixa Machado de fora
No mesmo dia, o Departamento de Estado dos EUA saudou o fim da terceira rodada de conversas de reconciliação política entre a Assembleia Nacional eleita em 2015 e o governo interino. Em comunicado, a pasta disse que o processo “continua a fortalecer as instituições democráticas” e ajuda a “lançar as bases para eleições livres, justas e credíveis”. O porta-voz Tommy Pigott repetiu que Washington segue pedindo que todos os presos políticos da Venezuela sejam soltos já.
A negociação, apoiada pelos americanos, tenta reformular o Tribunal Supremo de Justiça e o Conselho Nacional Eleitoral, para que as futuras eleições tenham regras equilibradas. Mudanças desse tipo podem levar tempo. O movimento de Machado não participa das conversas, mas ela afirmou que não vai atrapalhá-las.
Tesouro tira Venezuela de lista de restrições
Também na quinta, o Departamento do Tesouro dos EUA divulgou uma proposta de regulamentação para o controle de investimentos americanos no exterior em países considerados de risco à segurança nacional. A lista inclui China, Rússia, Irã, Coreia do Norte e Cuba, mas já não traz a Venezuela. Segundo o Tesouro, o governo de Maduro “não existe mais” e a gestão atual, comandada por Delcy Rodríguez, não se enquadra na definição de país de preocupação. A regra proposta ainda poderá alcançar certos investimentos em entidades venezuelanas, sem detalhes. O público pode enviar comentários sobre o texto até 7 de dezembro.
Encontrou um erro ou tem uma sugestão de pauta? Fale com a redação.




